terça-feira, 7 de novembro de 2017

Luiz Guedes

Luiz MacArthur Costa Guedes, ou simplesmente Luiz Guedes (Montes Claros, 21 de Janeiro de 1949 - Montes Claros, 25 de Novembro de 1997) foi um cantor e compositor brasileiro, que deixou sua marca na música pop daquele país.

Entre 1979 e 1984, junto com Thomas Roth, Lulu, como era conhecido, formou uma dupla criativa. Os dois moldaram canções vibrantes como Canção de Verão, Voo Livre (estas duas grandes sucessos do grupo Roupa Nova), Cachoeira (sucesso romântico de Ronnie Von), Nova Estação (com Elis Regina), Como Nunca (com o primo Beto Guedes), Amo Você (com Peninha), Jornal do Planeta, Ela Sabe Demais, Milagre do Amor e muitos outros.

Luiz Guedes nasceu em Montes Claros, em 21 de Janeiro de 1949. Era o caçula do casal Coroliano Fernandes Guedes e Eurídice Costa Guedes e sobrinho de Godofredo Guedes, sendo, naturalmente, primo de Beto Guedes. Lulu cresceu num ambiente musical. Foi ele quem ensinou a Beto os primeiros acordes de violão.

Já adolescente, em Belo Horizonte, convivia com a turma do futuro Clube da Esquina: Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Flávio Venturini e Novelli, uma geração de musicos brilhantes. Lulu resolveu não embarcar nesse "trem azul": veio para São Paulo em 1973, para seguir seu próprio caminho.

Em São Paulo, começou parceria com um outro primo, o letrista Paulo Flexa, então estreante. A dupla não fez muito sucesso, mas assinou grandes composições como Estradas, Clube do Coração e Amoramar.

Em 1978 conheceu o carioca Thomas Roth, dando início a uma vigorosa parceria. Em 1981, lançam o primeiro LP, Extra, pela EMI-Odeon, um pop eficiente e bem elaborado, melodias e harmonias refinadas e vocais bem apurados. Fazem sucesso nas FM's com Milagre do Amor e Estradas.

Jornal do Planeta, lançado pela mesma EMI em 1983, último disco da dupla é produzido com requinte, apresentando arranjos sofisticados e inventivos, e apresenta como grandes sucessos a faixa-título e Ela Sabe Demais. Em 1985, diante do sucesso do rock nacional e da falta de apoio das gravadoras, a dupla resolve se separar. Mas Thomas Roth resolve homenagear o amigo relançando os dois CD's da dupla pela Lua Music.

Em 1994, Lulu descobre um câncer e resolve voltar para Montes Claros, para viver com a esposa Lenita e as duas filhas e, acima de tudo, cuidar dos seus negócios terminar a vida compondo.

Esquecido pela mídia e fulminado pela doença, Luiz Guedes faleceu em 25 de Novembro de 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário