domingo, 5 de novembro de 2017

Grupo Queluz de Minas

O Grupo Queluz surgiu em 1979, em Conselheiro Lafaiete com o intuito de fazer um show em homenagem a um músico de nossa cidade, João Salgado, que foi professor de 02 integrantes da banda. Ele fazia parte da famí¬lia Salgado que ficou conhecida por fabricar as lendárias, e hoje raras, violas de Queluz. Após o sucesso do evento inicial várias propostas para apresentações foram surgindo e o grupo se apresentou em inúmeras cidades do interior de Minas e em importantes projetos na capital mineira. O grupo foi premiado em dezenas festivais da canção, muito comuns na à época. Em 1981 lançou um compacto duplo e em 1982 o LP ¨Pra Vida¨ todos privilegiando as músicas autorais. Estes discos estão esgotados. Nos anos 90 saiu uma compilação reunindo esses 02 trabalhos em um CD, que também se encontra esgotado. O Queluz era basicamente um grupo acústico-vocal interpretando suas próprias canções. Até hoje, mesmo após sua extinção em 1983 muitos músicos jovens ainda executam, com frequência, suas músicas como ¨Esse Meu Coração¨, ¨Veludo¨ e ¨Poeira¨. O Grupo lançará, em dezembro de 2013, um EP com quatro músicas autorais e inéditas.

Um comentário:

  1. Hoje, infelizmente, devido a morte de um dos componentes do grupo – Marco Túlio – que foi notícia no site Fato Real, eu redescobri esse grupo musical espetacular de minha cidade natal, Conselheiro Lafaiete. Eu era criança na época de sucesso do grupo. Hoje, ouvindo a música “Esse Meu Coração”, não pude conter as lágrimas e também a relembrei. Assistindo ao documentário e vendo os componentes, cheguei a conclusão que lembro de vê-los pela cidade e nem me dava conta da importância deles para a nossa cultura. Hoje eu me pergunto: como deixar um grupo musical desse, uma história dessa ser esquecida? Isso é simplesmente incabível! Não podemos deixar isso morrer! Obrigado por este documentário! Hoje estou feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz e orgulhoso por redescobrir esse grupo talentosíssimo de minha cidade e triste por somente agora me dar conta disso. Atualmente, moro no estado do Rio de Janeiro e não vejo a hora de poder visitar novamente minha terra e ver meus familiares e amigos. Volta Queluz de Minas! 24/06/2021.

    ResponderExcluir