sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Bárbara Barcellos

Natural de Belo Horizonte, a cantora bem que poderia ser uma das moradoras do vilarejo de Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho onde aprendeu a gostar mais de mato do que de asfalto e se encantou com Bituca. “Meu tio tem um sítio lá e me influenciou muito, porque sempre colocava (o vinil) ‘Geraes’ (1976) para tocar quando eu o visitava”, recorda.

Os pais da jovem também têm “culpa no cartório”. Músicos, tocavam na noite e volta e meia escutavam o repertório do Clube da Esquina. “Me apaixonei, por isso me aprofundei (nesse repertório)”.

Carreira
Bárbara iniciou a carreira aos 14 anos. Aos 18, conheceu o violonista Beto Lopes, o primeiro padrinho dela na música. “Fui a um bar no (bairro) Santa Tereza e o vi com o violão numa roda. Fiquei impressionada. Ele tocava músicas que nunca ninguém tinha tocado. Tocamos juntos e naquele dia começamos um duo”, recorda.

A parceria rendeu oportunidades à artista, que acabou se apresentando também com músicos como Toninho Horta, Lô Borges, Beto Guedes e Daniel Jobim. No ano passado, ela lançou uma campanha de financiamento coletivo para a gravação do primeiro disco, “Ubuntu”, com previsão de lançamento para as próximas semanas.

“Meu sonho é tocar em muitos lugares do mundo, mas não necessariamente fazer sucesso. Sou reservada. Só quero continuar fazendo o que faço, viver bem, ter sempre minhas verdades na vida”, Bárbara Barcellos
Ao todo, são 11 faixas, sendo duas autorais – “Serra do Espinhaço”, feita em parceria com Beto Lopes, Gabriel Grossi e Tavinho Moura, e “Ciranda de Maria”, composta com Gabriel Grossi.

“Há algumas canções inéditas, como uma instrumental do Beto Lopes. ‘Chamego no Salão’, de Gabriel Grossi e Gabriel Moura, também nunca havia sido gravada com letra, só instrumental”, explica.

Registrado ao vivo, o álbum contou ainda com a participação de músicos como Vander Lee, falecido em agosto de 2016, na regrava-ção de “A Voz”. Tavinho Moura, Toninho Horta, Jorge Continentino, Thiago Delegado, Bebê Kramer, Wilson Lopes, Márcio Bahia, Aloízio Horta e Christiano Caldas completam o time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário