segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Simone Guimarães

A cantora, compositora e instrumentista Simone Guimarães nasceu em Santa Rosa de Virtebo, no interior de São Paulo, na fronteira com Minas Gerais.

Simone Guimarães é considerada uma das maiores revelações de sua geração, canta e toca desde oito anos. Venceu vários festivais e profissionalizou-se aos 19 anos, atuando nos principais palcos das cidades do nordeste paulista.

Em sua formação musical, teve influências de Tom Jobim e Villa-Lobos e suas composições variam do estilo regional ao Erudito, da Seresta à Bossa Nova. Como compositora, emplacou músicas em trilhas sonoras na televisão.

O primeiro CD solo, lançado em 1996, foi resultado de uma pesquisa em torno do fenômeno da piracema.

Participou do Songbook Tom Jobim, interpretando a música "Pato Preto", que fez parte do último disco lançado por Tom, "Antônio Brasileiro".

Em parceria com dois violonistas : Olmir Stoker, o Alemão, e Zezo Ribeiro. Gravou o disco, aínda inédito, "Cordas Versos Cordas", em 1996.

No ano seguinte veio o lançamento de "Cirandeiro", pelo qual recebeu duas indicações para o Prêmio Sharp, nas categorias Melhor Cantora e Melhor Arranjo.

O terceiro disco, "Aguapé", 1998, teve as participações de Elba Ramalho, Ivan Lins, Danilo Caymmi, Zé Renato e Maurício Maestro, nomes que incentivaram sua carreira.

Num show que fez no Rio, em 1998, Simone Guimarães recebeu para uma canja improvisada o cantor Milton Nascimento, que estava na platéia e declarou ao final: “Não tem pra ninguém. Simone é o que de melhor eu escutei nos últimos anos."

A dobradinha com o cantor foi repetida nas apresentações do show "Crooner" de Milton, em que ela apresentou-se ao lado dele para interpretar "Para John Lennon e Paul McCartney".

No Songbook Chico Buarque, fez um duo com o guitarrista Hélio Delmiro, na música Desencontro. Com Sérgio Natureza compôs "O de casa", gravada por Ivan Lins CD "Um Novo Tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário